Pai gay, Filho hétero, by AccademiaApulia


This is a film about acceptance, tolerance and the universal emotion of Love.

A father has to understand his son’s sexual orientation. The nightmare that every father fears. The scenario here is inverted. A 17-year-old boy lives with his father’s gay sexual orientation. Both live in London.

And as stated by the father in this film: “It does not matter what you are, what matters is the quality of Love” .

Licença:

Licença do YouTube Padrão

Pai Gay, Filho Hétero, pela AccademiaApulia
A vida em si é um mistério, e um mistério são também as emoções, as atitudes, os comportamentos, as orientações e as opções.
O conceito de família no plural aplica-se na perfeição à história real, retratada fielmente através do vídeo, que também teve o apoio do Mayor of London (Município de Londres).
É a história de um pai gay, Ronald Teixeira, originário do Brasil, e o seu filho hétero, Mateus Teixeira, que se veio juntar ao pai em Londres há alguns meses.
Tenho o prazer de conhecer pessoalmente e de ter convivido, em Londres, no Reino Unido, durante largos anos com o Ronald, que considero ser um amigo verdadeiro, sem tabus, cheio de coragem e energia para começar e recomeçar a sua vida, como tem acontecido um pouco com todos nós.
É dessa coragem e de uma lição irrefutável de vida que trata o vídeo, pois é uma história cheia de carinho, de garra, de emoção e comoção. Aplica-se o lema, todos diferentes, todos iguais. É um privilégio ver como pai e filho convivem de uma forma despreocupada, onde impera o companheirismo, a dedicação, o importar-se com o outro. Ao Ronald e ao Mateus fica aqui o meu/nosso muito obrigado pela partilha da sua vida familiar, que nos ensina que a vida, mesmo com as diferenças inerentes a cada um, é o que temos de mais sagrado – é, assim, de preservar e cultivar.
Para quem não compreende tão bem o inglês, aqui vai a tradução dos respetivos diálogos um pouco mais abaixo. Contamos para breve ter uma entrevista com este paizão que, sendo gay e solteiro (poderia ser hétero) tem tanto para dar ao seu filho, à sua família, aos seus amigos.

António Guarita
Coordenador do Projeto “Alentejo de Diversidades”, contra a homofobia e a violência doméstica
OPUS GAY | Obra Gay Associação

Diálogos do vídeo em português:

“Não é aquilo que és… … é a qualidade do amor”

Ronald Teixeira: “Quando digo às pessoas que sou um pai gay, e especialmente, um pai gay solteiro, ficam impressionados com a minha relação com o Mateus. Eles querem saber como, quando, como é que aconteceu…”
Mateus Teixeira: “Estou em Londres há seis meses, e os meus amigos vêm ter comigo e dizem, ‘Oh é inacreditável como consegues ter este tipo de relacionamento com o teu pai…’”
R: “Quando o Mateus tinha 12 anos de idade, perguntei-lhe se ele sabia o que são homens gays. Ele olhou surpreendido para mim e eu expliquei que quando duas pessoas do mesmo sexo se amam e estão juntas, é isso que significa ser gay e, então, ele olhou para mim e disse: ‘Papá, não sou preconceituoso e aceito-te tal como és!’”
M: “O meu pai e eu fazemos muitas coisas juntos. Almoçamos juntos, vamos à Galerias, vamos até ao parque e também andamos de bicicleta às vezes. Posso falar de tudo com ele, posso partilhar muitas coisas importantes com ele.”
R: “Sendo um pai gay e solteiro, o que eu gostava de ser para o meu filho, é o que eu não tive, pois não tive um pai, quando eu tinha a idade dele. Eu próprio não tive pai. Quero que ele tenha alguém em quem possa confiar, com quem possa contar, em quem se possa apoiar, e eu quero estar aqui para ele seja quando for que ele precise de mim, na sua vida. Ele é um verdadeiro amigo. Talvez ele seja o melhor amigo que tenho.”
M: “Alguns dos meus amigos não têm amor em casa.”
R: “A minha experiência com o Mateus em Londres é fantástica. Vivemos numa sociedade que nos aceita da forma que somos, independentemente do género, religião, raça, orientação sexual…“
M: “Tenho o meu pai comigo em casa. Posso confiar nele. Adoro-o.”
R: “Não importa o que somos. O que importa é a qualidade do amor.”

“Com os agradecimentos do Ronald & Mateus Teixeira” “Especiais agradecimentos ao Município de Londres”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: