Evento | Outros Cinemas: Sexualidades, Évora, Março 9,10 e 11 | Auditório Soror Mariana | Confirmada a especial presença da Exma. Sra. Vereadora do Pelouro da Cultura da C. M. Évora

CONVITE

Tenho a honra, em meu nome pessoal e em nome da OPUS GAY | Obra Gay Associação, do Projeto “Alentejo de Diversidades”, contra a Homofobia e a Violência Doméstica, sediado em Évora, e ainda da Colecção B, Associação Cultural, de convidar V. Exas. a estarem presentes neste ciclo de cinema, que terá lugar nos próximos dias 9, 10 e 11 de março.

Este é ciclo de cinema está integrado no plano de atividades previstas para o corrente ano de 2012, no sentido de despertar consciências para a temática LGBT, sempre atual, sempre pertinente, em prol da defesa dos direitos e liberdade de expressão, entre outras temáticas e também como parte integrante da sensibilização e prevenção da Homofobia, Violência Doméstica, Estigma e Discriminação, etc.

Saiba mais em pormenor no final deste post, incluindo quem apoia o evento, a quem aproveitamos para apresentar o nosso enorme BEM HAJA!

Contamos com a especial presença de V. Exas. em qualquer dos dias, chamando a atenção para o dia 11, em que teremos uma mesa redonda para debater a temática LGBT.

A Equipa do Projeto “Alentejo de Diversidades”

www.alentejodediversidades.wordpress.com
www.opusgay.org

               


MARÇO
Colecção B, Associação Cultural

Outros Cinemas: Sexualidades
Auditório Soror Mariana

As sexualidades têm, no nosso mundo, uma centralidade que, se a muitos choca e surpreende, a outros convoca, liberta, desafia ou seduz, de muitas maneiras e para todas sensibilidades. Como fala o cinema hoje das sexualidades? E das homossexualidades? E das transexualidades? Como são as práticas transgressoras representadas no cinema? Que papel tem o documentário na disseminação de temas e na manutenção de tabus? Que lugar têm nas práticas performativas as sexualidades? Como encaramos hoje o pornográfico, o obsceno e o erótico, sobretudo quando se cruzam com os territórios da criação artística? É o que queremos tratar neste ciclo Outros Cinemas: Sexualidades, que apresenta num primeiro momento, agora em Évora, o tema LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros).
O cinema de ficção e o documentário, a vídeo-arte, a performance e a documentação são o material privilegiado, a par de debates, encontros e propostas de formação / sensibilização de públicos.

Dia 9
Attenberg (Athina Rachel, 2010), 18h (Filme a confirmar)
Wild Side (Sebastien Lifshitz, 2004), 21h30 (Filme a confirmar)
Funeral Parede Of Roses (Toshio Matsumoto, 1969), 00h

Dia 10
Velvet Goldmine (Todd Haynes, 1998), 18h
Pink Narcissus (James Bidgood, 1971), 21h30
Sebastiane (Derek Jarman, 1976), 00h

Dia 11
The Celluloid Closet – O Cinema no Armário (Rob Epstein & Jeffrey Friedman, 1995), 18h
+
Mesa redonda em torno da temática das sexualidades com: Alentejo de Diversidades, Rede ex aequo e Beja Diversidades.

Apoio: Cineclube da Universidade de Évora / SOIR Joaquim António de Aguiar | ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual | Secretaria de Estado da Cultura | Rede Alternativa de Exibição

Apoios
Colecção B, Associação Cultural
Estrutura Financiada
Governo de Portugal
Secretaria de Estado da Cultura
Direcção-Geral das Artes
Apoio Câmara Municipal de Évora

266 704 236 / 919 306 951
colb@escritanapaisagem.net

Siga-nos no Facebook!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: